Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

Também envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o mais incidente nos homens. É considerado um câncer da terceira idade, aproximadamente 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

• Prevenção e Fatores de Risco
O excesso de peso corporal (sobrepeso e obesidade) está associado ao maior risco de câncer de próstata avançado. Alguns mecanismos biológicos têm sido propostos para explicar essa associação, como o metabolismo esteroide sexual desregulado, os níveis elevados de insulina (hiperinsulinemia) e níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias. No entanto, as evidências que ligam essas vias especificamente ao câncer de próstata são limitadas.

A exposição frequente a fatores externos contaminantes, como aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas também estão associadas ao câncer de próstata.

Sabe – se que a dieta é um fator de risco modificável que pode influenciar o desenvolvimento e a progressão da doença. De modo que pequenas mudanças nos hábitos, podem trazer resultados extremamente benéficos para o indivíduo.

Uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais, com baixo teor de carne vermelha e processada e gorduras saturadas pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata e melhorar os resultados do tratamento.

Apresento abaixo algumas orientações visando prevenção do Câncer de Próstata.

Aumente o consumo de frutas e vegetais: Consuma pelo menos 5 porções ao dia, sempre variando os tipos e dando preferência aos alimentos da época;

• Inclua na rotina alimentos fontes de licopeno: tomate, goiaba, melancia, mamão. Estudos mostram fator protetor em relação ao câncer de próstata;

• Quando possível: opte pelos grãos integrais como arroz integral, aveia e quinoa;

• Inclua leguminosas na sua rotina, feijões, lentilhas e grão de bico;

• Limite o consumo de carne vermelha e processada, consumindo somente 2 ou 3x/semana, priorizando a
ingesta de fontes magras de proteína, como peixes e aves;

• Escolha gorduras saudáveis: Opte pelo consumo de gorduras insaturadas, aquelas encontradas no azeite de oliva, abacate, nozes e sementes. Limite o consumo de gorduras saturadas e trans;

• Reduza o consumo de alimentos com açúcares adicionados: aqueles encontrados em doces, refrigerantes e outros alimentos processados;

• Evite consumir bebidas alcoólicas: Estudos recentes mostram que não há dose segura de ingestão de álcool na prevenção do câncer;

• Mantenha um peso saudável: O excesso de peso corporal é fator de risco para câncer de próstata. Mantenha um peso saudável através de uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.

Dicas para fazer mudanças alimentares:
• Comece devagar e faça pequenas mudanças gradativamente.
• Cozinhe mais em casa e use ingredientes frescos.
• Leia os rótulos dos alimentos e escolha opções com baixo teor de gordura saturada, açúcar e sódio.
• Procure um Nutricionista oncológico que poderá o auxiliar nesse processo.

Referências
https://www.gov.br/inca/pt-br
https://www.iarc.who.int/cancer-type/prostate-cancer/

Freire KM, Pereira AF, et al. Impacto da Dieta na Prevenção do Câncer de Próstata: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise. Ciência & Saúde Coletiva. 2020;25(7):1209-1223.

Instituto Nacional de Câncer (INCA). Posicionamento do Instituto Nacional de Câncer acerca das Bebidas Alcoólicas. INCA, 2024. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/notas-tecnicas/posicionamento-do-instituto-nacional-de-cancer-acerca-das-bebidas.

Li, T., Zhang, X., et al. Consumo de Frutas e Vegetais e Risco de Câncer de Próstata: Uma Meta-Análise de Estudos Prospectivos. BMJ Open. 2019; 9(9): e022662.

Sun, C., Lv, J., Lin, H., et al. Associação entre o Consumo de Carne Vermelha e Processada e o Risco de Câncer de Próstata: Uma Meta-Análise de Estudos Observacionais. Nutrition and Metabolism. 2022; 19(1): 1.

Tong, Y., Sun, G., Xu, X., Zhang, Y., & He, J. Modulação do Risco de Câncer de Próstata por Polifenóis: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise. Nutrients. 2022; 15(1): 140

plugins premium WordPress